10 profissões mais promissoras da ATUALIDADE

O que acha de criar um plano profissional, escolher sua carreira e alcançar seus objetivos em longo prazo? Como disse Tim Urban, do blog Wait But Why, ninguém nesse mundo é mais qualificado do que você mesmo para descobrir o que é melhor para si.

Analisar seus anseios, seu passado e a realidade atual ajuda a planejar o caminho – assim como prever pequenos ajustes. Todos sabemos que planos precisam ser flexíveis, afinal, mudanças acontecem e fazem parte da vida.

Mas, se você permitir, queremos dar uma dica importante: mantenha a mente aberta para eventuais mudanças de trajetória. O próprio autor afirma que passou os 20 anos de sua vida em um “estado perpétuo de análise” de sua carreira.

Talvez, a profissão ideal para você ainda não tenha sido inventada. Ou seja a variação de uma graduação tradicional, como engenharia, e que só surgirá após as demandas futuras da sociedade.

Ninguém sabe exatamente como serão os próximos anos, porém, conseguimos vislumbrar alguns cenários com as informações que temos hoje em dia. Esse conteúdo é sobre isso.

Conheça as carreiras mais promissoras da atualidade

Com as tecnologias despontando e tudo mudando rapidamente, algumas profissões destacaram-se como as mais promissoras da atualidade.
Aqui neste post, separamos uma lista de 10 opções cursos existentes caso queira seguir uma delas.

Assim fica mais fácil projetar cenários para a sua carreira e prever quais eventuais mudanças que podem acontecer. Vamos lá?

1) Gestão de Logística e Supply Chain

O consumidor final está cada dia mais empoderado, consciente e com exigências altas. Isso tornou a logística dos grandes varejistas desafiadora. Garantir a eficiência da cadeia de produção é uma das funções do gestor logístico e de supply chain – o que torna essa profissão uma das mais requisitadas.

2) Engenharia da Computação

Desenvolver tecnologias, programar códigos, construir arquiteturas de informação, garantir a segurança dos dados… essas são demandas crescentes em um mundo cada dia mais inovador. Por isso, profissões como desenvolvedor de aplicativos e de software serão procuradas nos próximos anos – o que torna a engenharia de computação como uma das áreas mais promissoras.

3) Biotecnologia

A população do mundo está crescendo e os recursos são limitados. Assim, surgem novos desafios para aumentar a produção de alimentos e desenvolver alternativas sustentáveis. Lidar com esse cenário mundial é o que torna a biotecnologia uma das carreiras com maior demanda para os próximos anos. A graduação em biologia pode ser um primeiro passo importante.

4) Advogado digital

A internet possibilitou muita coisa, inclusive, os crimes cibernéticos como uso indevido de imagens, roubo de informações e cyberbullying. O advogado digital é uma especialização dentro do direito convencional que surgiu dentro deste contexto. E promete ser uma das funções mais solicitadas no futuro – assim com já está sendo.

5) Employer Branding

As pessoas estão empoderadas e agora, levam em consideração vários fatores na hora de escolher onde vão trabalhar. E se não gostarem, vão embora sem pensar duas vezes. Por isso, as empresas começaram a explorar um conceito conhecido como employer branding que consiste em construir uma imagem positiva, criar estratégias para a retenção de talentos, engajar e atrair esses profissionais. Essa é uma área dentro do Recursos Humanos que está ganhando notoriedade.

6) Agricultor urbano

Uso da tecnologia, dados e drones para fornecer produtos saudáveis já é uma realidade. Dentro desse contexto, surge a demanda por cultivar vegetais orgânicos em espaços urbanos como uma alternativa para o abastecimento das cidades. Agronomia, biologia ou até mesmo engenharia de alimentos são graduações indicadas para quem se interessar em seguir nessa área.

7) Bioinformacionista

Com uma população mais velha, surgem a demanda por informações sobre doenças genéticas. A carreira de bioinformacionista consiste em uma medicina personalizada, onde informações específica do genoma dos pacientes possibilita a construção de um banco de dados. Assim, é possível realizar diagnósticos mais precisos e tratamentos mais assertivos. As graduações em exatas e biológicas, como física, química, biologia, matemática, ciência biomédicas são indicadas para quem quiser atuar nessa área.

8) Engenheiro de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando o mundo. Por isso, quem especializar-se em coleta dos dados, identificação de padrões, inserir as informações no sistema, interligação informações, desenvolver tecnologias estará dentro de uma das carreiras mais procuradas na atualidade e no futuro próximo.

9) Engenheiro Bioenergético

Energias fornecidas por fontes renováveis é uma grande demanda. Dessa forma, a carreira de engenheiro bioenergético é altamente demandada pelo mercado. Responsável por explorar alternativas inovadoras de biocombustíveis e bioenergia, esse profissional precisa de conhecimento em ciências exatas, biologia e tecnologia, além de especializações ou pós-graduação na área de engenharia bioenergética.

10) Designer Gráfico

Na construção contemporânea, em um mundo cada vez mais visual, tudo precisa de design. As empresas precisam de profissionais da área para inserir sua marca no mercado, garantir a experiência dos consumidores de produtos físicos e dos usuários de tecnologias. Isso faz com que essa profissão seja considerada altamente promissora.

Conhece alguém que adoraria ver essa listinha de carreiras promissoras e iria adorar receber essas dicas? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog.