10 dicas de VETERANOS para quem vai começar a faculdade

De fato, a fase universitária é muito complicada. Claro que depois de formado, todos sentem saudades dessa época, dos amigos, das risadas. Mas até você sentir saudade, vai passar por várias situações que irão te testar. Com algumas dicas, acredito que você passará mais tranquilamente. Afinal, esse é um momento muito importante de aprendizagem.

Algumas pessoas que hoje estão já em seus últimos anos, passaram por todas essas situações e hoje podem passá-las para que vocês, calouros, possam ter uma verdadeira dimensão do que está por vir, e dessa forma podem se preparar melhor.

Amizades

A faculdade é um local excelente para quem procura novas amizades, até porque todos que lá estão, certamente estarão abertos à esse tipo de relação. Portanto, se você é um pouco introvertido e sente dificuldade para se aproximar, não tem problema! Você ainda conseguirá passar por isso.

Assim como você, várias outras pessoas estão chegando, todas elas sem conhecer ninguém ou o curso. Todos de primeira viagem, logo, todas essas pessoas acabam se tornando mais abertas para este primeiro contato, afinal todo mundo quer ter um amigo ou amiga nesses momentos. Aproveite-se disso.

Logo no primeiro semestre, você terá a chance de conhecer todas as pessoas que farão parte da sua turma. Muitas vezes, com pessoas de cidades vizinhas, com rotinas e realidades distintas da sua, o que faz com que seu ciclo social se torne cada vez mais amplo e completo.

Trote universitário

Se feito corretamente, é um momento de muita alegria e diversão, tanto para os calouros como para os veteranos. Então tenha isso em mente, essa é uma ótima oportunidade para fazer amizade com quem já está a muito tempo na faculdade e consecutivamente, abrir seu ciclo social cada vez mais.

Mas… cuidado!

Você não deve fazer tudo que te pedem nesse trote. Como foi falado acima, se ele for feito corretamente, pode ser muito divertido, porém, caso seja feito de forma exploratória, onde veteranos procuram abusar de calouros, não aceite, procure a coordenação de sua instituição para que elas tomem a devida providência, não deixe que estraguem esse momento de vocês.

Biblioteca

Essa é uma dica muito valiosa para quem quer economizar. Com tantos trabalhos para fazer, imprimir, não dá pra sair gastando dinheiro sem controle nenhum. Portanto, use e abuse da biblioteca de sua instituição. Os livros estão lá para você!

Deixe seu dinheiro reservado para as situações que realmente são necessárias, como por exemplo, aquele trabalho que deve ser encadernado, viagens para eventos, dentre outros. Você saberá quando esses momentos chegarem.

Agora, precisa estudar para uma prova, pegar uma citação de um livro para um trabalho, vá para a biblioteca, você com certeza encontrará tudo o que precisa por lá, sem ter que pagar por nada por isso.

Conheça sua faculdade

Como você acabou de chegar na faculdade, é normal que não saiba onde ficam as partes mais importantes dela. Por exemplo, para um calouro é muito importante saber onde fica sua sala de aula, dessa forma pode-se evitar atrasos.

A cantina é um bom lugar para descobrir a localização, assim como a biblioteca que você utilizará bastante, tanto para estudar como para alugar livros. Descubra também, assim que possível, onde se tira xerox, durante seus anos de faculdade você visitará bastante esse lugar.

Você pode fazer isso sozinho, como também pode fazer em turma, essa é mais uma forma para se aproximar e fazer amizades. Junte colegas e realizem essa pequena exploração, a fim de conhecer melhor a faculdade de vocês e fazerem amizades.

Adaptação e Organização

Você está chegando do ensino médio, aquele período com tanta lição de casa que você já não aguenta mais, vários trabalhos manuscritos, cansativos, tediosos. É momento de superar tudo isso, se adaptar e se organizar, pois a faculdade diferente do colégio, cobra pesado dos seus alunos.

Desde o primeiro semestre você terá trabalhos para entregar, isso é algo que com o tempo os calouros se acostumam, fazer trabalho se tornará algo tão natural que alguns deles nem reclamam mais.

Mas muita calma nessa hora, desprenda-se da imaturidade que você tinha quando fazia trabalho no ensino médio, agora é hora de mudar seu estilo, empenhando-se nas pesquisas que lhe forem impostas.

Afinal, agora seus trabalhos serão avaliados por professores de graduação, então não me venha encher linguiça em trabalhos como esse, né? Essa fase passou. Se organize, estude. Mantenha uma lista de prioridades com matérias que você teve dificuldade, separe mais tempo para elas. Essa é uma forma de você desde o início, superar seus pontos fracos.

Se você conseguir manter um ritmo e um padrão de trabalho, organizado e bem feito, é muito provável que você além de aprender muito, construirá uma relação muito boa e produtiva com seu professor ou professora, e isso só tem a acrescentar para você.

Palestras

Para quem chegou há pouco tempo na faculdade, pode ainda não saber ao certo qual a importância de participar dessas palestras. Mas acredite, participar é tão importante que pode mudar por completo a pessoa e o profissional que você venha a ser no futuro.

Ficou impressionado com isso? Mas é a pura verdade, afinal, as instituições quando organizam palestras para seus alunos, procuram os profissionais de maior impacto no mercado, para poder ensinar para vocês algo além do que é falado em sala de aula.

Até porque, o professor não tem todo o tempo do mundo que gostaria, para passar os ensinamentos para seus alunos, ele possui uma grade à cumprir durante o semestre, mas o conhecimento passado pelas palestras, certamente será cobrado nas provas.

Eventos

Toda faculdade participa de eventos, e esses se tornam muito importantes também para a formação do aluno. Afinal, é muito fácil que nesses eventos você realmente perceba qual é a extensão da sua área de trabalho.

Por exemplo, um estudante de medicina ao participar de um evento voltado para seu curso, irá presenciar momentos únicos, que nem sempre são apresentados em sala de aula, assim como irá realizar um networking, conhecendo mais pessoas ligadas a sua área, o que pode ajudá-lo e muito no momento de conseguir um trabalho, estágio ou algo do gênero.

A sala de aula, por mais completa que seja, não consegue transmitir tantas informações como esses eventos conseguem. Não é um quadro com informações que o aluno deve prestar atenção, mas sim o evento como um todo.

Muitas vezes com bancas para debate, rodas de bate papo, workshops e muito mais, oferecendo aos alunos um conteúdo extremamente enriquecedor, que só lá é encontrado.

Horas complementares e Estágio

É obrigatório para completar o curso, que o aluno tenha finalizado suas horas complementares e as de estágio. Isso varia muito de instituição para instituição, como por exemplo o número de horas exigidas.

As horas complementares são concluídas com: presença em palestras e eventos organizados pela faculdade, passeios históricos, análise de filmes, shows, dentre vários outros, basta você se informar em sua faculdade o que você deve fazer para completar essas horas.

Já as de estágio é mais fácil, já que em apenas um trabalho você já poderá somar grande partes dessas horas.Porém, nem sempre é fácil encontrar o estágio, então abuse dos eventos, realize seu networking e aproveite os seus contatos para alcançar esse resultado.

O ideal é chegar no último ano de faculdade com todas as horas complementares e de estágio concluídas, daí será só curtição!

Faltas

Independente de qual é a porcentagem de falta permitida pela sua faculdade, evite faltar em início de semestre. Mesmo que seja alta a quantidade permitida, lute contra esse instinto, pois valerá a pena.

No final do semestre, quando os professores aplicam as provas, caso você tenha ido bem em todas, porque assimilou o conteúdo proposto e poderá então, utilizar dessas faltas para adiantar suas férias, parece bom né? Melhor do que reprovar por faltas, mesmo conseguindo boa nota.

E não se esqueça… Aproveite!

Sim, aproveite ao máximo essa época, pois ao fim dela, tudo que você poderá dizer é que sente saudade. E é assim com todo mundo, até com aqueles que passaram esse período todo reclamando o tempo todo.

As amizades ficam marcadas na memória e no coração, aquele trabalho apresentado que ganhou nota 10, a amizade com o professor ou professora, a viagem que a turma fez. Tudo isso fica marcado na mente do aluno, fazendo com que esse período se torne um dos mais importantes da sua vida.

Então, não tenha medo de fazer amizades, de mudar sua rotina, de procurar evoluir a cada trabalho. Crie seu ciclo, se divirta nos intervalos, dê muita risada com os amigos antes das aulas, durante as aulas e depois delas. Seja feliz acima de tudo, somente dessa forma você pode retirar o máximo dessa experiência e se tornar um grande profissional, seja em qual área você escolher.

Ta se sentindo pronto para começar a faculdade? Que tal descobrir se o seu curso é reconhecido pelo MEC?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *